Fórum Itaboraí disonibiliza transcrições de seminários online realizados com especialistas para debater temáticas intersetoriais de promoção da saúde e enfrentamento das desigualdades sociais
Thaís Ferreira e Luiz Pistone (Fórum Itaboraí/Fiocruz) / Publicado em 07/01/2022
LINKS: Arquivo da Transcrição e seminário em nosso YouTube
]
Fórum Itaboraí sedia evento sobre práticas e soluções para consolidação do fortalecimento do SUS
Encontro reuniu gestores públicos e profissionais de saúde de seis municípios
O Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, unidade da Fiocruz em Petrópolis, sediou ontem (11) a 15ª Roda de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente IdeiaSUS. O encontro faz parte da cooperação técnica coordenada pela Presidência da Fiocruz, com a participação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), no âmbito da Rede de Apoio à Gestão Estratégica do Sistema Único de Saúde (SUS). As rodas de práticas têm o objetivo de promover espaços de reflexão sobre SUS nos municípios. Em Petrópolis, o encontro reuniu, além dos agentes promotores, secretários municipais e profissionais de saúde de seis municípios do interior do estado do Rio de Janeiro, sendo quatro da Região Serrana (Petrópolis, Nova Friburgo, Macuco e Carmo) e dois do Centro Sul (Vassouras e Paraíba do Sul).
Para Valcler Rangel Fernandes, Chefe de Gabinete da Presidência da Fiocruz e Coordenador do IdeiaSUS, a iniciativa é um bom exemplo dos esforços da Fiocruz em atuar para além do papel que deve exercer uma instituição federal ligada ao Ministério da Saúde, fortalecendo o relacionamento direto com estados e municípios. “Nossa concepção é olhar para o SUS como um grande ambiente de inovação e olhar para a expansão da Atenção Básica, que acontece nos territórios, e que possibilitou o crescimento dessa grande plataforma de práticas em saúde”, complementa o coordenador.
O IdeiaSUS parte do princípio que a troca de experiências - exitosas ou não - são essenciais ao processo de consolidação e fortalecimento do SUS. “As rodas de prática servem para vermos que o SUS está vivo, que as iniciativas estão acontecendo e acontecendo com qualidade”, reforça Maria da Conceição de Souza Rocha, Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro (Cosems RJ) e Secretária Municipal de Saúde de Piraí. “Precisamos conhecer e debater sobre as necessidades de saúde e as necessidades sociais, porque são elas que acabam orientando como vamos organizar as políticas públicas no território”, complementa Maria da Conceição.
Felix Rosenberg, Diretor do Fórum Itaboraí, celebra a oportunidade das diferentes esferas governamentais se encontrarem para refletir sobre práticas em saúde. “A sinergia entre as instituições federais, como é o caso da Fiocruz, e o executor local é determinante para que, de um lado, a população perceba a ação do poder público como um todo, de forma integrada, e, de outro, para que a comunidade seja vista em sua totalidade e não como algo fragmentado. E as novas tecnologias sociais em saúde devem focar nos territórios onde as famílias de maior exclusão social habitam”, avalia Rosenberg.
Conheça, a seguir, as práticas apresentadas na 15ª. Roda. Todas a práticas do IdeiaSUS são disponibilizadas na Plataforma Colaborativa do IdeiaSUS (www.ideiasus.fiocruz.br).
PRÁTICAS DA REGIÃO SERRANA:
1- Secretaria Municipal de Saúde do município de Macuco: Implementação do Protocolo do "Ponto G da Gestação"/ Dia da semana escolhido para a realização do pré-natal através do cuidado em rede/ampliação do acesso.
2- Secretaria Municipal de Saúde do município de Carmo: A Saúde Mental como campo de atuação da terapia comunitária integrativa: o fortalecimento do acolhimento aos sofrimentos no CAPS.
3- Secretaria Municipal de Saúde do município de Petrópolis: Participação popular na Estratégia Saúde da Família em Petrópolis: experiência de organização de Conselhos Locais nas sete regiões da Rede Básica de Saúde.
4- Secretaria Municipal de Saúde do município de Nova Friburgo: O Acesso da Mulher ao pré-natal: organização da Atenção Básica como porta de entrada e coordenadora do cuidado.
PRÁTICAS DA REGIÃO CENTRO SUL:
5- Secretaria Municipal de Saúde do município de Vassouras: Atenção Domiciliar: a integralidade do cuidado promovendo saúde e prevenindo agravos.
6- Secretaria Municipal de Saúde do município de Paraíba do Sul: Vigilância Itinerante.
Fórum Itaboraí recebe autoridade angolana de saúde pública


Fórum Social da Juventude de Petrópolis
Organizações de jovens publicam "Carta da Juventude". Documento foi elaborado a partir de discussões do "I Fórum Social da Juventude de Petrópolis"
As organizações de jovens do município, representadas na coordenação do I Fórum da Juventude de Petrópolis, realizado em associação e nas dependências do Palácio Itaboraí/Fiocruz, iniciaram divulgação da “Carta da Juventude”.

Fórum Social da Juventude de Petrópolis 2018: Diálogo e Diversidade
O Dia Internacional da Juventude, celebrado anualmente no dia 12 de agosto, foi criado por Resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, reunidos em Portugal em 1999.
A data serve à reflexão sobre as ações políticas dos governos na melhoria da qualidade de vida dos jovens de todo o mundo, assim como à discussão sobre a responsabilidade destes com o futuro do planeta.
Com o compromisso de contribuir na repercussão dos debates e discussões políticas deste importante segmento da sociedade, o Fórum Itaboraí/Fiocruz convida os jovens do município para participar do Fórum Social da Juventude de Petrópolis que ocorrerá dia 25 de Agosto, das 9h30 às 17h, no Palácio Itaboraí.
Durante todo o dia acontecerão atividades coordenadas pelos próprios jovens junto à equipe da Fiocruz, como rodas de rima e de conversa, apresentações musicais, exibições de filmes, etc.
Confira a programação confirmada* do evento:
Mesas:
· MESA I - Políticas para a juventude: panorama nacional e local (Auditório) Horário: 11h
· MESA II - Desdobramentos do Fórum Social da Juventude de Petrópolis (Auditório) Horário: 14h30
Rodas de Conversa:
· Roda de conversa: Juventude e Política (Tenda ou Sala 1) Horário: 10h
· Roda de Conversa: Juventude e Sexualidade – (Tenda ou Sala 2) Horário: 10h20
· Roda de Conversa: Produção Cultural (Tenda) Horário: 12h30
· Roda de Conversa: Juventude LGBT (Tenda) Horário: 12h30
· Roda de Conversa: Juventude Preta (Tenda ou Sala 2) Horário: 13h10
· Roda de Conversa: Juventude e Feminismo (Tenda ou Sala 1) Horário: 13h50
Apresentações Artísticas:
· Contrapartida - Roda de rap (Palco Garagem) Horário: 10h
· Grupo Afro Serra - Roda de Jongo (Palco Jardim) Horário: 10h
· Camerata de Cordas OCPIT - Música Instrumental (Sala de exposições) Horário: 10h
· Duo Clarineta e Violão - Música Instrumental Popular (Sala de exposições) Horário: 10h20
· A Arte da Resistência - Poesia marginal (Palco Garagem) Horário: 10h30
· Roda Cultural do CDC - Nação HipHop (Palco Jardim) Horário: 12h30
· Vidas Negras – Performance teatral Sala I (2º Andar) Horário: 12h30
· Projeto Ação Social pela Música no Brasil - Música Instrumental Erudita (Sala de exposições) Horário: 12h30
· Marcelo StreetDance - Apresentação de dança (Palco Garagem) Horário: 12h30
· Performance Brenda Lima - Sala I (2º Andar) Horário: 12h50
· Camerata de Violões Arealense - Música Instrumental Erudita (Sala de exposições) Horário: 13h
· Banda Bárbara Pio - Banda pop/rock (Palco Garagem) Horário: 13h20
· Teoria Abstrata - Grupo de rap (Palco Jardim) Horário: 13h30
· Canto Solo - Repertório variado (Palco Jardim) Horário: 13h50
· Capoeira Imperial - Roda de capoeira (Palco Garagem) Horário: 14h
· Dança Espanhola e Ballet - Associação Franciscana de Solidariedade (SEFRAS) (Sala de exposições) Horário: 14h
· Igor Oggy e banda - Banda de pop/rock (Palco Garagem) 16h
Outras atividades:
· Intervenção de Grafite com Karlin KRLM (Tenda) Horário: Dia inteiro
· Oficina de Plantas Medicinais (Espaço de beneficiamento) Horário: 10h
· Exibição de Curtas: "Me respeite" e "Sala de Estar" produção dos alunos do Colégio Estadual Dom Pedro II (CENIP) (Sala Multimídia) Horário: 12h30
· Oficina de Mangá e Cartoon (Cafeteria) Horário: 13h
· Exibição de filme: "A casa de vocês é muito lá em cima” - Centro de Defesa de Direitos Humanos (CDDH) - documentário e debate (Sala Multimídia) Horário: 13h
· Oficina Degustação de Teatro do Oprimido (Espaço Tenda) Horário: 13h20
Exposições:
· Maquetes com materiais recicláveis (Cafeteria) Horário: 9h30 às 17h
· Miniaturas de Papelão (Cafeteria) Horário: 9h30 às 17h
· Exposição de desenho e ilustração com Matheus Quinan - Horário: das 09h30 às 17h00
· Exposição de Cartoon e Mangá com Luis Augusto Ferreira - Horário: das 09h30 às 17h00
* A programação poderá ser alterada até o dia do evento e estará em constante atualização.