O Programa “Fórum Itaboraí”

          Inaugurado em 18 de outubro de 2011, como uma unidade especial da Presidência da Fiocruz, o Palácio Itaboraí abriga o Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde.  O Fórum é um espaço permanente de reflexão e geração de ideias, que tem como principal objetivo reunir intelectuais, cientistas, artistas, gestores e usuários de educação e saúde do Brasil e do estrangeiro, para gerar formulações de políticas e práticas tendentes a reduzir as desigualdades sociais na saúde.

         Aproveitando a estreita parceria com o estado do Rio de Janeiro e com o município de Petrópolis, o Fórum desenvolve ações comunitárias que permitam pôr em prática atividades inter e transetoriais destinadas a avaliar seu impacto potencial na redução de desigualdades sociais. Entre essas práticas incluem-se a disponibilização de espaços de estudos com acesso a bibliotecas virtuais; atividades de inserção digital; de apoio à capacitação tecnológica para trabalhadores de saúde e de introdução às artes, entre outras.

         O Fórum atua como um centro de reflexão em terras petropolitanas, com a presença de acadêmicos, políticos, e a comunidade em geral, para discutir temas relacionados, prioritariamente, com o objetivo de reduzir impactos das desigualdades sociais.

         Clique aqui para conhecer nossa seção dedicada aos Fóruns e Seminários realizados no Fórum Itaboraí.